O título que dá nome ao blog surgiu do título de minha primeira tentativa de "discutir" comigo mesmo um filme, no caso, a obra de um cineasta que gosto muito, ou melhor...bom, na próxima postagem revelo tal "discussão", usualmente chamada de "Crítica".
"Nouvelle Hype" surgiu da união entre a primeira parte do termo "Nouvelle vague", atribuído ao "movimento artístico" francês dos anos 60, que em português significa "nova onda", e "hype", da gíria inglesa usualmente utilizada para classificar novos produtos artísticos que a mídia (principalmente britânica) fabrica da noite para o dia. Truffaut dizia que a nouvelle vague de sua época também era invenção da mídia, mas isso fica para outro dia...rs
Claro, se trata de uma brincadeira, uma fina ironia que ilustra bem a pretensão desse que vos escreve, que a de é transitar pelo terreno existente entre o "novo cinema" francês dos anos 60, que hoje anda hype, e o cinema independente norte-americano, que hoje anda "nouvelle vague".rs
Minha primeira "discussão comigo mesmo" foi uma tentativa de traçar paralelos entre os filmes de diretores dessas duas vertentes cinematográficas, que quanto mais se distanciam no tempo, se aproximam no conteúdo, e por vezes, forma.
2 comentários:
No currículo do dono do blog faltou mencionar a sua primeira aparição no mundo do cinema, que se deu no filme "O Iluminado", de Stanley Kubrick!
Vc era muito pequeno e irreconhecível em relação a hoje! Se não for mencionado ninguém vai saber que aquele menininho piloto de velocipede era vc, seu cachorro irlandês!
Registre-se em ata, portanto!
Sucesso ae, meu amigo!rs
Abração,
Fernando
Postar um comentário